Vereadores da Câmara Municipal de Nova Andradina fizeram entrega do Prêmio “Expressão Mulher 2011” em homenagem à comemoração do Dia Internacional da Mulher datada em 8 de março.
Convidados para comporem a mesa durante a Sessão Solene destinada às mulheres, o prefeito Gilberto Garcia; a deputada estadual Dione Hashioka; a juíza da Vara da Família, Criança, Adolescente e Violência da Mulher, Jacqueline Machado; a delegada da Delegacia de Atendimento a Mulher de Nova Andradina, Silvia Maria de Paula Nascimento e o presidente da Casa, vereador Adriano Palopoli. Conduzido pela diretora Legislativa, Eleny Migliorini, o cerimonial desta noite contou com uma voz feminina, foi ela quem intermediou toda a cerimônia, fazendo inclusive, a apresentação das homenageadas no evento.
A leitura Bíblica apresentada pela pastora Sirlene Veiga Rocha, da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra enfatizou a criação da mulher, e o valor de cada uma delas diante de Deus.
Agradecendo a presença de todas as autoridades civis, militares, eclesiásticas, lideranças comunitárias, familiares, visitantes, imprensa falada e escrita, e munícipes presentes na Sessão, o presidente fez uma reflexão sobre a evolução da participação da mulher na sociedade. “Acredito que há tempos atrás a mulher enfrentava muito mais dificuldades para ocupar seu espaço no mundo da competitividade. Hoje as mulheres já têm muito mais possibilidades”. De acordo com Palopoli, é preciso continuar trabalhando para que essa realidade melhore ainda mais.
Já a delegada Silvia Maria Nascimento agradeceu o convite e se diz honrada em participar da mesa de autoridades do evento, pois, mesmo não sendo natural da cidade, está lisonjeada em poder homenagear as mulheres e Nova Andradina.
A juíza Jacqueline Machado falou sobre a desigualdade entre homens e mulheres e citando dados do IBGE, ela explica que as mulheres ainda ganham 70% do valor pago aos homens pela mesma função exercida no mercado de trabalho. “Temos que mudar essa realidade desigual. Quero parabenizar essas mulheres homenageadas que são guerreiras por estarem a frente de suas famílias e de suas atividades profissionais.”
Lendo o histórico de vida de uma das homenageadas, Rita Hashinokuti, a deputada Dione se emocionou ao destacar a dedicação e amor ao próximo. “Com espírito solidário e religioso teve participação na creche Elizabete Robiano, participou de diversos movimentos pastorais, além ter sido coordenadora da Comunhão Eucarística, se dedica incansavelmente à Pastoral da Criança em Nova Andradina”.
O prefeito Gilberto Garcia, fez uma constatação, ele diz que as mulheres têm assumido a maioria dos cargos públicos em Nova Andradina e segundo ele, isso tende a aumentar cada vez mais. “As mulheres passarão a frente dos homens pela dedicação e sensibilidade que elas têm”.
Destacando o trabalho de cada homenageada, onze mulheres receberam o Prêmio Expressão Mulher 2011 das mãos dos vereadores, juntamente com a deputada e o prefeito de Nova Andradina como forma de expressar e agradecer a perseverança das mulheres nova-andradinenses.
As homenageadas foram: Luiza Trotta Abrão; Isabel Maria de Brito Baptista; Célia Lirança; Maria Aparecida Brandão Rosalvo; Cilene Queiroz de Souza; Vagna Carneiro Caldeira; Marina Nogueira Saltori; Maria Amabile Ussifati; Joselaine Aparecida Carvalho Bispo; Carmi Cordeiro dos Santos José; Rita Ribeiro Hashinokuti.
Na ocasião, as Mulheres da Casa de Cultura fizeram exposição de arte no Espaço Cultural da Câmara com quadros e artesanatos em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário