Jose dos Santos Correia veio de uma família simples de agricultores. Desde os 11 anos de idade mora em Nova Andradina/MS. No ano de 1972 casou-se com Maria Horácio Correia e tiveram quatro filhos: Maria Aparecida dos Santos Correia Valdez, Roseli dos Santos Correia Barreto, Jose dos Santos Correia Júnior e Joelma Correia Couto Martins, sendo 8 netos. Ao chegar em Nova Andradina, a família instalou-se no bairro União.
Ainda menino, estudou na Escola Moura Andrade. O trajeto do bairro União até a escola era feito montado em um cavalo, seu único meio de locomoção na época. Garoto arteiro, briguento e distraído, chegou por muitas vezes atrasado na escola, ficando fora da sala de aula e enrolando o tempo brincando com “bolinhas de gude”. A professora Efantina de Quadros o chamou para uma conversa, depois de observar que esses atrasos aconteciam com certa frequência. A partir daí a história mudou.
Em 1983 iniciou seu trabalho como funcionário público e, para surpresa de todos, aos 35 anos de idade resolveu candidatar-se a um cargo de vereador. Nas eleições de 1988, foi o 3º vereador mais votado com 286 votos. Sempre se dedicando às causas Nascido em 25 de outubro de 1953, na cidade de Guaraçaí, no Estado de São Paulo, dos mais humildes e necessitados, consagrou-se na política de Nova Andradina e no ano de 1992 foi para a reeleição, dobrando os votos – obtendo 446 desta vez. O terceiro pleito, em 1996, foi mais uma vez o terceiro vereador mais votado com 705 votos. Pela quarta vez consecutiva, foi à disputa e consagrou-se vereador novamente, obtendo 503 votos.
Em 2004, ficou fora da Câmara Municipal. Neste ano diminuiu o número de vereadores de 13 para 09 – os 563 votos que obteve não foram suficientes para se eleger. Em 2008, candidatou-se novamente e foi eleito com 696 votos. Mesmo fora da política, Zé Bugre nunca deixou de praticar o bem, continuando a lutar por melhorias e buscando soluções para o problema do seu povo.
Difícil enumerar as benfeitorias que Zé Bugre conseguiu para Nova Andradina. Várias obras do município tem a “mãozinha do Zé Bugre” acelerando a construção de salas de aula, asfalto, água e energia para 37 lotes do Assentamento Teijin, entre outras tantas...
“Sou um representante do povo de Nova Andradina, que por várias vezes me deu seu voto de confiança. Para mim os nova-andradinenses fazem parte da minha família, dôo-me de corpo e alma naquilo que é para todos – nunca penso apenas em mim. O povo acredita no meu trabalho e sente falta de um vereador atuante, todos os dias prontos para servir.” – diz Zé Bugre.
Sua grande bandeira de luta desde o primeiro mandato é o bem estar social da população mais carente, tanto que é engajado nos Vicentinos há mais de 20 anos, faz parte do ECC (Encontro de Casais com Cristo), tendo presença constante nas reuniões, eventos e promoções realizados pelos movimentos.
Homem de muita fé e temente a Deus, não sai de casa sem ler a Palavra antes, fonte de sua sabedoria.
Após conseguir uma área de 82 terrenos para dar condições dignas de sobrevivência a dezenas de famílias que viviam em situações precárias, conseguiu para o povo da Vila Santo Antonio a regularização definitiva dos terrenos e cravou seu nome na história de Nova Andradina.
O vereador passou a ser uma referência política nos últimos anos em Nova Andradina – falar de Zé Bugre é falar de simplicidade e humildade. Vereador durante 16 anos e conhecido como “vereador dos humildes”, sempre estando de portas abertas para atender o povo, perdeu conta das vezes que teve que se levantar de madrugada para atender munícipes que precisavam de ajuda e que bateram à sua porta.
Com o lema “TRABALHO 24 HORAS POR DIA, INCLUSIVE A NOITE”, nunca mediu esforços para lutar pelo bem estar social da população mais carente de sua amada Nova Andradina.
Foi o único vereador de Nova Andradina por quatro mandatos consecutivos. Esta conquista é o fruto do reconhecimento do povo pelas importantes ações feitas por ele. Zé Bugre entende que ainda tem muito que fazer para Nova Andradina. Hoje sua principal proposta é trabalhar pela área social e buscar qualificações para os jovens.
José dos Santos Correia, verdadeiramente é “UM HOMEM DO POVO NO PODER” e nessa postura muito própria dele, sempre mantida e cultivada a bem próximo, merece condignamente ter o nosso reconhecimento através da entrega do Título Cidadão Honorário de Nova Andradina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário